Hum mil

Este post foi visto 11541 vezes!

Hum mil

 

ESSE VIOLÃO CUSTOU HUM MIL E QUINHENTOS REAIS.

Todos os dicionários que consultei definem HUM como interjeição, que exprime desconfiança, dúvida, hesitação ou impaciência. Nos mesmos dicionários o verbete UM consta como numeral, não existindo nenhuma menção a outra maneira de grafá-lo.

Outro detalhe a ser lembrado aqui é a não necessidade de usar o numeral UM antes de MIL. Somente a partir de DOIS é que surge tal necessidade. É mais ou menos como na matemática, quando usamos incógnitas, que só requerem coeficientes quando está no plural. Exemplo: x + y = 3x + 4y -2x2 + y3.

Se você está contabilizando suas moedas de um real após ter passado dois anos para encher o cofrinho, a sequência é esta: Uma, duas, três, quatro, [...] novecentos e noventa e sete, novecentos e noventa e oito, novecentos e noventa e nove, MIL, MIL e uma, MIL e duas, etc. Não se diz UM MIL, somente MIL.

Se você for preencher um cheque de R$ 1.000,00, escreva por extenso MIL REAIS. Por questões de segurança, utilize uma marca ou um símbolo qualquer antes e depois da quantia por extenso: #MIL REAIS#, ou *MIL REAIS*, ou ●MIL REAIS●, fica a seu critério.

Só quem deve dizer HUM MIL REAIS são aquelas pessoas muito pobres, que, ao verem um cheque desse valor, vão ficar impressionadas (pois nunca tiveram tal quantia na mão), e vão demonstrar sua admiração com a interjeição: HUM! MIL REAIS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One comment on “Hum mil

  1. ROSEMARY PEREIRA DA SILVA ARAUJO disse:

    OTIMO!!!!!